Se você é pesquisador de assuntos relacionados à medicina, enfermagem, odontologia e área da saúde no geral, já deve ter ouvido falar no Centro Cochrane do Brasil. Se não, não tem problema. Nesse post, vou te contar o que você precisa saber sobre a rede internacional e como ela pode te auxiliar nas suas pesquisas!
A Cochrane é uma organização sem fins lucrativos (ONG) com 25 anos de história, sediada no Reino Unido. Apesar disso, a colaborativa tem mais de 28.000 voluntários ao redor do mundo. Criada para responder às necessidades de organizar os resultados de pesquisas e medicina -e avaliar sua validade – a Cochrane valida pesquisas, disponibilizando em sua biblioteca virtual evidências científicas confiáveis.
Seus membros são pesquisadores, profissionais de saúde, pacientes, cuidadores e pessoas entusiasmadas com a ideia de melhores resultados e democratização da saúde. A organização não aceita financiamentos comerciais para manter sua liberdade de atuação e é referência em todo mundo no que diz respeito a evidências científicas.
Objetivos da Cochrane
– Produzir evidências: produzir revisões sistemáticas de alta qualidade, relevantes e atualizadas, e outras sínteses de evidência para ajudar na tomada de decisões. Já são mais de 7500 Revisões Sistemáticas em sua biblioteca online.
– Tornar acessível: outro dos objetivos da organização é tornar as evidências acessíveis e úteis para todas as pessoas, em todo o mundo. Seus artigos são traduzidos para 14 idiomas e ficam disponíveis gratuitamente em seu acervo.
– Defender as evidências: promover o reconhecimento das evidências e de todo trabalho da equipe, até serem reconhecidos como maiores defensores da saúde baseada em evidência.
– Construir uma organização efetiva: é pretendido expandir a Cochrane, tornando-a cada vez mais uma organização internacional e diversificada, inclusiva e transparente, dando voz aos seus colaboradores e disponibilizando cada vez mais avanços para a saúde em todo mundo.
Por quê, Cochrane?
Como você viu, a organização não tem fins lucrativos. Então porque, Cochrane? Segundo o site da Cochrane do Brasil: “Na era da Internet, as pessoas têm maior acesso às informações em saúde, mas poucos sabem avaliar se essa informação é exata e imparcial.
Não aceitamos financiamento comercial ou que envolva conflitos de interesse. Isso é essencial para que possamos gerar informações respeitadas e confiáveis e para que possamos trabalhar de forma livre e sem sermos constrangidos por interesses comerciais ou financeiros”.
Como utilizar a Biblioteca Cochrane?
Há duas formas de utilizar a Biblioteca Cochrane. A primeira é acessar https://www.cochrane.org/pt/evidence para o que eles chamam de “artigos para leigos”. São interpretações simplificadas das evidências checadas pelos colaboradores. Basta pesquisar por palavras chave ou rolar a página para encontrar as últimas pesquisas compartilhadas pela colaborativa.
A segunda forma é acessando o https://www.cochranelibrary.com/, página originalmente em inglês. Nesse site, a pesquisa pode ser feita manualmente via menu lateral ou rodapé – com temas organizados via ordem alfabética – ou via palavras chave. Na página inicial também são adicionados textos de interesse internacional e novidades no ramo da saúde.
Quer saber mais? Acesse o site da Cochrane Brasil!
Fonte: https://www.cochrane.org/pt
FACSETE oferece Mestrado Profissional Stricto Sensu: Evidências Científicas para a Saúde
Compreender e apropriar adequadamente as evidências científicas disponíveis é uma exigência atual da área da saúde, que cada vez mais interage com outras áreas do conhecimento. Estar capacitado para lidar com dados e metodologias permite uma abordagem diferenciada que proporcionará impacto assertivo no meio em que o profissional está inserido. As evidências científicas devem ser incorporadas às decisões, culminando no melhor resultado possível e sumarizando equívocos evitáveis.
Entre os objetivos do programa estão desenvolver capacidades de escolha das melhores evidências, obter guidelines para estruturar melhores serviços com eficiência e segurança, e solução de problemas com base nos melhores dados científicos disponíveis.
O mestrado em Evidências Científicas para a Saúde prepara para o ensino, pesquisa de eficiência e assistência clínica baseada em evidências, reconhecido e recomendado pela CAPES.